domingo, 14 de agosto de 2011

Seleção Brasileira... "Política ou Futebol"?

Nesta análise despretensiosa de certa forma gostaria de destacar o "excelente " desempenho de Mano Menezes como treinador do esquete canarinho. Mas ao contrário do que muita gente vem dizendo não credito culpa somente ao motorista deste ônibus desgovernado.

Seria muita crueldade subjugar o trabalho deste treinador que se tornou uma marionete nas mãos da CBF e de parte da mídia televisiva. Isto fica evidente quando observo as escalações que vem acontecendo por estes últimos tempos.

Quando ligo a TV e vem aquela famosa lista, fecho os olhos e começo a rezar, porém tem sido em vão, pois vejo cada absurdo que mais aparenta ser politicagem do que a representação de quem realmente merece vestir a camisa amarela da Seleção.

Cada jogador que me aparece nestas listagens, longe de minha analise querer colocar a culpa somente nestes infelizes convocados, mas acredito que seus empresários em acordo direto com a nossa querida Confederação de Futebol enxergam suas convocações como sendo indispensáveis para restaurar o orgulho nacional representado na nossa seleção de futebol. Vendo coisas desta estirpe, eu particularmente, sinto cada vez menos vontade de torcer pelo Brasil.

Mas partindo para as apresentações futebolísticas em si, tenho sono quando assisto a seleção brasileira em campo e isto tem sido uma constante. Um Brasil sem garra, sem paixão, sem amor. Jogadores que utilizam a camisa, que deveria ser motivo de orgulho, em um simples objeto de interesses pessoais, ou seja, pura vaidade.

Lembro de tempos pouco remotos onde criticar o Dunga estava na moda. Agora é possível enxergar que os problemas são semelhantes, mas em uma simples questão tenho que dar o braço a torcer. Pelo menos eu enxergava vontade de vencer naquela equipe, representando um pouco da carreira do treinador em questão, pois sempre foi um exemplo de garra quando estava dentro das quatro linhas e vestindo a amarelinha.

Estou quase fazendo uma campanha pela volta de Dunga, mas não acredito em sonhos nem ao menos em contos de fadas, por isso não seria capaz de tamanha epopeia sem sentido.

Creio que para restaurarmos nossa moral a mudança teria que ser bem mais profunda. Tenho medo de olhar o problema e constatar que é muito pior do que eu penso, mas mudanças são necessárias e quanto mais tempo passa mais vergonha sinto de torcer pela seleção, que durante muito tempo deu orgulho a nossa incrível nação.

Gostaria de finalizar o que mais se tornou um desabafo com a gloriosa lembrança da seleção brasileira de 1970, cujo não vi jogar, porém por tudo que já me contaram e aquilo que vi em imagens me faz sonhar que um dia teremos a salvação.

Pois apesar de saber que tudo evolui e se transforma, neste caso gostaria que um passado áureo fosse restaurado e exemplos fossem resgatados em nosso passado tão cheio de glórias. Após este pequeno momento de nostalgia necessito de acordar para a realidade e rezar para que as mudanças aos poucos a aconteçam e o Brasil nos dê orgulho novamente.




Nenhum comentário: