terça-feira, 16 de agosto de 2011

FIFA 12 X PES 2012: QUAL SERÁ O MELHOR GAME DE FUTEBOL DE 2012?





O PES 2012 vem com diversas melhorias, algumas feitas a partir de sugestões de jogadores, o game busca resgatar o espaço perdido para o rival Fifa, da Eletronic Arts e recuperar o status de unanimidade que já teve há alguns anos. Pelo menos é o que deseja o produtor executivo da série, Shinji Enom.
Para isso a produtora do game japonesa tem apostado na opinião dos consumidores. Além de fazer pesquisas online para coletar as impressões em relação às falhas da edição atual, a empresa ainda submeteu uma demonstração do novo jogo à opinião de fãs da série.

Entre as sugestões de jogadores adotadas nessa nova versão do game a mais importante está no jogo sem bola. Agora, quando o time está no ataque, os demais jogadores participam mais ativamente das jogadas. A passagem do lateral quando a bola está no meio agora ocorre de forma mais natural nesta nova edição. Além disso, perto da área, os atacantes fazem o que o gerente da marca PES, Timothy Blair, chama de ‘dummy run’. Por vezes, eles se jogam no vazio, puxando a marcação e criando oportunidades para quem está com a bola.
Isso é possível graças a evoluções na inteligência artificial do jogo, que também evoluiu na defesa. Quando se é atacado, a marcação agora não parte em bloco para cima do jogador com a bola, mas cerca o personagem e suas opções de passe. E quando o zagueiro á driblado, não desiste da jogada, e parte atrás do atacante, o que não ocorria antes. O mesmo vale para quem ataca, no momento em que perde a bola. Até quando faz um passe errado o jogador do time está atento para tentar recuperar.
Outra possibilidade de jogo sem bola está nas bolas paradas. Antes, tanto nas cobranças de lateral, escanteios e faltas, o jogador controlava a direção para onde lançar ou chutar a bola. No PES 2012, com toques no controle analógico direito é possível também escolher qual jogador vai receber a bola e movimentá-lo.
A movimentação dos jogadores em campo também evoluiu. O mecanismo de movimentação na diagonal, que era falho no PES 2011, melhorou na nova versão para aproveitar os espaços vazios deixados pelas defesas. Outra alteração é que os jogadores dão menos passos a cada toque na bola. Mesmo ao correr, eles não afastam muito a bola, o que dificulta a marcação da defesa. 

Estas foram algumas das grandes mudanças que estão sendo realizadas no PES 2012.


Já o FIFA 12 é a mais uma edição da popular franquia de simuladores de futebol da Electronic Arts. Essa edição da série traz algumas novidades em relação ao seu antecessor. Dessa vez a engine de impactos foi refeita e agora o contato entre os jogadores está ainda mais realista.

A inteligência artificial também recebeu alguns ajustes, deixando o sistema de “personalidade” dos craques muito mais elaborado. Assim, o comportamento dos jogadores virtuais será coerente com o de suas contrapartes reais.

Outra grande novidade de FIFA 12 é a introdução de uma “rede social” dentro do jogo. O EA Sports FIFA Football Club integrará os jogadores de FIFA e fãs de futebol. A cada rodada o Football Club reunirá partidas particularmente interessantes das principais ligas de futebol do mundo e as transformará em “desafios” de jogo.

A física do jogo, renovada para a nova edição, faz com que as partidas, tal qual no futebol real, tenham ajuda do acaso. A bola de modo algum fica grudada nos pés dos jogadores, que agora, ao girarem para outra direção em uma corrida, podem se atrapalhar e deixar a bola para trás.

Com o time mais inteligente, as jogadas saem facilmente. A defesa, dentro da qualidade de cada time, consegue cumprir o seu papel de fechar os espaços, evitando gols fáceis demais, que deixam o adversário na cara do goleiro. No ataque, os atletas que não estão no controle do gamer parecem pensar e se desmarcam e encontram a melhor posição para receber a bola e fazer um passe rápido. Mesmo com uma marcação apertada, jogadores fortes conseguem manter a bola e evitar que o adversário a roube, o que permite continuar a jogada e até chutar para o gol.

Estas são algumas das mudanças realizadas pelo FIFA 12. 

Embora o intuito seja a superação de um pela outro, mas quem vai definir esta belíssima disputa somos nós os consumidores, cuja ansiedade já esta enorme a espera de quem irá se superar em mais um ano desta incrível disputa pelo reinado dos jogos de futebol.

Eu, particularmente, não tenho o intuito de nesta postagem de ser imparcial, portanto apostarei todas as minhas fichas no FIFA ,que pelo que vi até o momento chegará a um patamar quase que de uma partida de futebol real. Mas como um belo admirador de PES a longos anos não deixarei de comprá-lo, pois nunca se sabe as surpresas que a Konami guarda.

Nenhum comentário: