segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Fifa 12 A realidade nunca foi tão virtual



O jogo Fifa 12 quer ser o game de futebol mais próximo do esporte real e, para conseguir evoluir, algumas mudanças grandes foram feitas na nova versão do game.

Até Fifa 11, o padrão era pressionar e segurar um botão, no caso o de passe, enquanto defende para que o jogador corra para cima do adversário e insistentemente e automaticamente tentasse roubar a bola. Agora, ao pressionar este botão, o jogador apenas fica em uma distância do rival, marcando a zona e evitando que a bola passe por ele. Para roubar a bola, é necessário pressionar o botão de chute enquanto se defende. Com isso, o atleta virtual irá esticar a perna no intuito de tirar a bola do ataque adversário. Embora seja uma grande mudança, ela faz que com se pense mais na estratégia de defesa e aumenta o trabalho para restabelecer a posse da redonda.

A física do jogo, renovada para a nova edição, faz com que as partidas, tal qual no futebol real, tenham ajuda do acaso. A bola de modo algum fica grudada nos pés dos jogadores, que agora, ao girarem para outra direção em uma corrida, podem se atrapalhar e deixar a bola para trás.

Com o time mais inteligente, as jogadas saem facilmente. A defesa, dentro da qualidade de cada time, consegue cumprir o seu papel de fechar os espaços, evitando gols fáceis demais, que deixam o adversário na cara do goleiro. No ataque, os atletas que não estão no controle do gamer parecem pensar e se desmarcam e encontram a melhor posição para receber a bola e fazer um passe rápido. Mesmo com uma marcação apertada, jogadores fortes conseguem manter a bola e evitar que o adversário a roube, o que permite continuar a jogada e até chutar para o gol.


Com estes novos recursos, a velocidade do jogo foi reduzida. O que por um lado faz alguns fãs torcerem o nariz, por outro abre mais o gramado (que, segundo a EA, está um pouco maior) para explorar mais espaços, ver por onde a jogada pode se desenvolver e dá mais instantes em que é possível pensar no que fazer.

Embora possa correr riscos ao mudar elementos básicos da série, ou de qualquer outro jogo de futebol, Fifa 12 tenta agradar ao fã que pede por mais realismo no esporte dentro dos games. Particularmente acredito que estas inovações tendem a levar os games de futebol a um novo patamar e eu que sou um amante de tecnologias estou ansioso pelo seu lançamento.

Dia 29 de Setembro pode ser a data onde a minha vida de jogos de futebol ganhem uma nova óptica, para todos aqueles que esperam por este lançamento aguardem ansiosos, pois a realidade vai ser tão virtual como nunca se viu antes. Vejam agora um trailer do que vem por aí:


Nenhum comentário: