sábado, 3 de setembro de 2011

Conhecendo os Esportes: Entenda o Futebol Americano

Segue nesta postagem regras básicas para entender um pouco e poder se apaixonar por este esporte tão fascinante que é o Futebol Americano.




Apesar de parecer apenas um esporte violento e feito para jogadores brutamontes, o futebol americano é um dos esportes coletivos mais fascinantes do mundo. O jogo tático e estratégico, o trabalho de equipe e a destreza técnica de quarterbacks e receivers são algumas das virtudes imbatíveis desse esporte, que também possui uma das ligas e jogos mais organizados e bem promovidos entre todos os esportes.

1. O objetivo.

Fazer mais pontos que o adversário.

2. Como se faz pontos.

Há duas maneiras principais.
Touchdown. O tipo mais venerado de pontuação. Vale 6 pontos. O jogador do time tem que entrar na “endzone” (espécie de grande área) do adversário com o domínio da bola. É touchdown! Cada touchdown dá direito a outro(s) ponto(s): você pode escolher entre um chute de 1 ponto (gol extra) ou uma nova tentativa de jogada para endzone, que vale 2 pontos. Normalmente os times escolhem a primeira opção (gol extra), e provavelmente é esse chute quemaioria dos brasileiros vê e confunde com o touchdown. Mas o objetivo número 1 mesmo é o touchdown, e não esse chute por cima da trave.

Field gol. A segunda forma de se fazer pontos é através de um chute de qualquer lugar do campo que deve passar entre as “pernas” da trave invertida. Passou, é gol. Vale 3 pontos. Mas não é fácil, por isso o time tenta chegar o mais perto possível da trave, e só então chuta. “Perto”, no caso, é algo entre 20 e 40 jardas. A partir de 50 já é um chute difícil, e a partir de 60 (ou seja, você não está no campo adversário, mas no seu próprio campo), praticamente nenhum time tenta.

3. Como se faz touchdown ou field gol.

Em resumo, indo em frente. Avançando no campo em direção à endzone adversária. O campo é dividido em jardas (1 jarda = 0.9144 metros), e cada linha branca curta significa uma marca de 5 jardas. Todos os campos têm as marcas de linha curta (5 jardas) e linhas completas, de lateral a lateral (10 jardas), que contém os números grandes.

Down. Grave esse nome. Cada down significa uma tentativa de correr 10 jardas no campo. E de 10 em 10 jardas você chega à endzone do adversário. Fácil, não é.

Agora a parte mais complexa: seu time tem 4 downs disponíveis para tentar correr essas 10 jardas. Elas podem se somar: no primeiro down, você consegue avançar 3 jardas, no segundo 5 e no último mais 2, pronto, deu 10 jardas. Mas pode ser numa jogada só: a bola rola (snap) e um jogador com a pose de bola corre 10 jardas ou faz um passe pra alguém a 10 jardas ou mais do objetivo. Pronto, tem direitomais um “first down”, ou seja, tem mais 4 downs disponíveis, pra avançar um novo trecho de 10 jardas.

Note na TV que junto ao placar sempre é informado qual down está e quantas jardas faltam para se conseguir um novo “first down”. Diz-se 1st & 10, quer dizer que éprimeira jogada e faltam todas as 10 jardas para uma nova conquista. Diz-se 2nd & 7, quer dizer que você já andou 3 jardas no primeiro down, e está indo pro segundo. Diz-se 3rd & 1, quer dizer que só falta 1 jarda e você está na terceira tentativa.

Como saber onde é o início e o final de cada conjunto de 10 jardas? Na transmissão da tv é fácil: onde o jogador começa a jogada, com a bola no chão, é o início; onde há uma lista amarela, gerada pelo computador, é onde termina. Se você está no estádio,marca-objetivo das 10 jardas é sinalizado por dois sujeitos que seguram um mega-poste laranja em cada lateral do campo.

Sobre o “quarto down”. Você vai notar que, apesar de ter 4 downs pra avançar 10 jardas, a maioria dos times só usa 3 para tentar avançar, e se não conseguir, prefere o “punt”, que é um chute de reposição com o objetivo de botar a bola o mais longe possível do seu próprio campo para que o outro time tenha que correr mais jardas para marcar. Por que isso? Porque se você não conseguir avançar na quarta tentativa você perdebola onde ela está, e geralmente é num lugar bom para o time adversário – meio do campo ou na sua metade.

4. Como se conquistam jardas?

Do mesmo jeito: indo em frente. Se a bola tá com você, dê um passo à frente e pronto, você conquistou uma jarda. No jogo de verdade, isso é bem difícil, pois há 11 especialistas gigantes e atentos do outro lado defendendo cada jarda adversária (e eles só defendem, pois no futebol americano há um time inteiro de defesa e outro time inteiro de ataque).

É um jogo de pontos baseado num jogo territorial. Há duas maneiras principais de ir em frente: via “chão”, ou seja, correndo combola, ou via “ar”, através do passe. Há jogadores especializados nos dois tipos de ganho de jardas. Veja os nomes das posições, como sugerem suas funções: running back e wide receivers.

Perder jardas também é possível. Basta que o time adversário pressione e faça você andar pra trás. Ou então o seu time fazer uma falta e ser penalizado com, por exemplo, 5 ou 10 jardas. Aí ao invés do seu time ter 4downs pra conquistar 10 jardas, terá os mesmos downs pra correr 15 ou 20 jardas.

5. Como impedir um time de conquistar jardas.

Ou: qual a diversão de ser a defesa. O objetivo mais nobre da defesa é retomar a posse de bola. Ou você faz isso indo em direção a ela e arrancando do adversário, seja impedindo fisicamente os jogadores do outro time ou interceptando a bola, ou defendendo tão bem que o adversário não consiga avançar 10 jardas em 4 tentativas, e tenha que devolver gentilmente bola pra você (através do punt).

Três conquistas de defesa são especialmente comemoradas: 1) a interceptação, que é quando você pega a bola do adversário quando ele faz um lançamento ou passe, 2) um “tackle” (ou “sack”, se for no quarterback), movimento onde se alcança e leva ao chão o adversário que está carregando a bola, e 3) o “fumble”, quandobola escapa da posse de um jogador, que acontece normalmente após um tackle.

Note que, ao ser defesa, você também ataca. Há uma marcação, mas há também um “bote” nos jogadores-chave da jogada em andamento para que eles percam a bola ou desistam de avançar. E quando a bola é lançada ao ar, ou o quarterback é muito bom ou a sorte está lançada.

6. Os jogadores.

Quarterback é o mais famoso. É o armador das jogadas. Ele é o cérebro do time e é responsável pela tática (junto ou recebendo ordens diretas do técnico) de cada down e de cada avanço. Usualmente é o dono do passe mais perfeito e da melhor visão de jogo.

O quarterback faz parte do time de ataque. Cada time tem uma formação de ataque (11 jogadores) e uma de defesa (outros 11 jogadores), além de um time especial e do chutador (kicker), que faz os field gols.

7. Como é o campeonato.

Os Estados Unidos são divididos em duas metades, ou conferências: a Leste e a Oeste. Ou NFC e AFC. Há 16 times em cada um desses lados, e após a temporada normal classificatória, 8 passam de cada lado para os “playoffs”. Os playoffs são o “mata-mata”, onde há jogos simples entre os classificados e deles saem 4 de cada lado, e então 2, que fazem a final das conferências. O vencedor de cada conferência vai paragrande final do ano, também conhecida como… Superbowl!

P.S.: Entrefase classificatória e os playoffs há uma pequena repescagem chamada de semana dos “wild cards”, onde alguns times tentam uma última chance (4 vagas) de passar aos playoffs.

P.S.2: NFL significa National Football League, e é a sigla que denota ao mesmo tempo a liga e a entidade organizadora (tipo a CBF). Segue o modelo da NBA. As siglas das conferências significam American Football Championship (AFC) e National Football Championship (NFC) – é um pouco repetitivo mas é assim mesmo, resultado da história da liga.

8. Pra quem torcer?

Depende de que tipo de coisa você curte num time e das suas preferências pessoais, como jogadores, cidades ou mesmo escudos e uniformes. Mas futuramente estarei detalhando alguns times, jogos e preferências pessoais na NFL.


13 comentários:

Pekeniina xD disse...

Nossaaaa.. ateh kii enfim eu vo poder começar a entender esse jogo !! xD

Juliana Cysne disse...

Nossa, que legal essa postagem! Eu adooooooooooro Futebol americano. Sempre gostei.

lollyoliver disse...

Estava afim mesmo de saber mais sobre este jogo!
http://lollyoliver.wordpress.com/

Rodrigo Ferreira disse...

Nossa tanta informação nesse futebol americano. que me deixou té tonto. Melhor ficarmos no nosso Futebol.!

José Guilherme disse...

Meu time é o Arizona Cardinals!! Muito boa essa postagem!! Seguindo sempre!!

Victor Lourenço disse...

Eu acho muito legal o Futebol americano, com uma lida deu pra ter uma noção melhor sobre as regras, que não são poucas.

Fabrício disse...

Gostei
Ajudou a entender mais como se joga
Não sabia a regra pra avançar
Só acho q deveria ter falado sobre os outros jogadores e ter citado alguns exemplos
Fora isso ficou muito bom

koalla disse...

Futuramente vou expandir essa postagem com resultados de partidas, exemplos de jogadas e sugestões de clubes para torcer!!! Muito Obrigado pela participação e sugestão!!

Ri disse...

Eu acho um esporte super bacana e bem estratégico.. pena que aqui no Brasil não é praticado...

Elaine_Cade disse...

Não entendo nada de Futebol Americano, rsrsrsrsr... Mas já tô seguindo o blog ^_^
Segue?
http://casadacolinablog.blogspot.com
Abraços.

Anderson disse...

Muito legal
mais nao entendo muito de futebol americano²,KKkkkkk.
comenta la depois?
Lifetecno2011.blogspot.com

Djessyka disse...

Pelo menos deu pra entender um pouquinho haha

lollyoliver disse...

Deu pra entender um pouco sobre o esporte..
http://lollyoliver.wordpress.com/2011/09/04/novas-aquisicoes-esmaltes/